
Ansell Guardian: otimização de custos e adequação de EPIs.
Em nosso post anterior, abordamos sobre Salas Limpas e Ambientes Controlados – Fatos e dados a serem considerados. E dentre os assuntos que devem ser analisados não só neste tipo de ambiente, mas também em áreas diversas, como laboratórios, hospitais, clínicas, dentre outros, vale destacar quanto a escolha e utilização correta dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Este assunto é extremamente relevante, pois a escolha incorreta ou a utilização de EPIs com baixa qualidade e desempenho, pode desencadear uma série de erros como: o aumento da exposição de riscos ao trabalhador, diminuição da produtividade e consequentemente, uma redução de lucros, uma provável insatisfação dos colaboradores, o que pode deixar a empresa mais vulnerável a processos judiciais, dentre outros contratempos.
Considerando pontos como estes e também o gerenciamento de riscos, a Sterilex tem a certeza de poder contar com uma solução personalizada, disponibilizada pela Cia Ansell que é o programa Ansell GUARDIAN®.
Mas e então, o que é este programa?
Atualmente, existem mais de 60 milhões de substâncias químicas registradas. E diante desta variedade, inúmeras são as dúvidas de como escolher a melhor e a mais correta proteção para cada tipo de aplicação. Pensando nisso, a Ansell criou este serviço exclusivo em forma de um Software, com a finalidade de auxiliar as empresas na seleção das luvas mais indicadas, dentro das reais necessidades e de acordo com cada atividade a ser desempenhada. Uma vez que, esta solução é aplicada em ambientes industriais e químicos, tem-se uma otimização dos custos, mantendo a conformidade regulatória, uma redução significativa de desperdícios, e consequentemente um aumento relevante quanto à produtividade e maior satisfação por parte dos trabalhadores, já que contarão com uma segurança ainda maior.

Mas o que esta ferramenta agrega ao processo?
- Aumento da segurança e da conformidade:
As recomendações das soluções são personalizadas e baseadas mediante dados, tendo em vista o gerenciamento de riscos (industriais e químicos) de cada cliente;
Uma vez personalizada a solução, pode-se conferir ao trabalhador uma garantia acerca da segurança, aumentando sua motivação frente ao trabalho a ser exercido.
- Produtividade aprimorada:
Práticas recomendadas para otimizar a distribuição de EPI;
Redução de resíduos;
Soluções para reutilização, reciclagem e descarte;
Acessibilidade e estoques simplificados.
- Custos mais baixos:
Melhoria do desempenho dos negócios/implementação em 7 processos de maior gasto que medem o progresso financeiro;
Redução de custos por lesões;
Redução dos custos na aquisição de EPIs;
Redução e normalização de SKU – (Sigla em inglês: Stock Keeping Unit – Unidade de Manutenção de Estoque).
E como funciona o processo?
No Software são inseridos o nº CAS* ou os nomes dos produtos químicos que serão utilizados nas atividades do operador; assim o programa fará a busca da melhor opção de luva a ser utilizada com os químicos informados.
As soluções podem ser implementadas em uma única aplicação ou em várias plantas industriais. Vale ressaltar que, o programa dispõe de capacidade para consolidar todos os dados em locais diferentes, isto é, as ferramentas contam com uma interface simples e intuitiva que podem ser acessadas em tablets, computadores e também em dispositivos móveis.

Mas você deve estar se perguntando, existem casos/exemplos que comprovem a qualidade deste serviço?
Como falamos em publicações anteriores, a Ansell é uma multinacional existente há 125 anos e além do amplo know how no ramo de EPIs, possui uma atuação global em mais de 55 países. E não importa o setor, ramo de negócios ou aplicação: todas as soluções são personalizadas e adaptadas com base em análises orientadas por dados. Desde 2010, o Ansell GUARDIAN® conta com mais de 12.000 avaliações realizadas e com resultados excelentes. Inclusive, desde Julho de 2014, dados apontam que as recomendações do programa resultaram em uma média de 65% nas reduções de lesões, além de uma economia estimada em US$ 148 milhões para as empresas.
Além disto, as soluções tendem a avaliar a resistência dos materiais da luva frente à produtos químicos específicos, com o intuito de oferecer uma avaliação personalizada com os tempos de permeação esperados.
Mas o que é permeação química? E por que esse conceito é relevante?
Permeação química é o processo pelo qual uma substância química se move através do material da luva protetora em um nível molecular e ocorre da seguinte forma: há a absorção de moléculas do produto químico na superfície de contato (lado externo) de um material, e em seguida há a difusão das moléculas absorvidas no material e a dessorção das moléculas da superfície oposta (lado de dentro) do material.
Este conceito é relevante, pois imagine um operador manipulando um solvente orgânico como o Ácido Sulfúrico… Caso haja um incidente e ocorra o respingo deste componente na luva, é importante que o material dessa luva seja resistente e permita ao operador a troca por uma nova luva, sem que o produto atinja a sua pele. E é exatamente isso (e muito mais) que o programa proporciona: a escolha da melhor solução em luva não só para este tipo de trabalho, como para diversos outros tipos de aplicações.
Gostou? Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato conosco.
