
Conheça o AQL e a Importância para sua Segurança
Em nossa última publicação, abordamos um pouco sobre um Software exclusivo que a Sterilex oferece através da Ansell que é o GUARDIAN® e de como este serviço pode ajudar ao usuário na melhor escolha das luvas para sua proteção e maior produtividade no dia-a-dia.
Clique aqui para conferir nossa última postagem.
A Sterilex comprometida em trazer as melhores soluções à seus clientes tem a certeza de que Ansell destaca-se como uma grande líder no mercado global há pouco mais de um século pois um de seus diferenciais consiste em proteger os ativos mais valiosos de qualquer empresa: as pessoas.
Vale relembrar que em nosso último post mencionamos também quanto ao conceito de “Permeação química”, o qual consiste no processo pelo qual uma substância química se move através de um material da luva protetora em um nível molecular. A permeação envolve o seguinte: absorção de moléculas do produto químico na superfície de contato (lado de fora) de um material, a difusão das moléculas absorvidas no material e a dessorção das moléculas da superfície oposta (lado de dentro) do material. A penetração é a movimentação de um produto químico e/ou microrganismo através de materiais porosos, costuras, furos ou outras imperfeições em um material de luva protetora ou outra camada de barreira em um nível não molecular.
Este conceito é de grande valia, quando tratamos do AQL – sigla em inglês de Acceptable Quality Levels ou em Português NQA – Níveis de Qualidade Aceitável.
Mas afinal o que é e qual a importância do AQL?
O AQL é um padrão industrial e conforme citado é um processo de amostragem estatística para avaliar a qualidade, isto é, refere-se ao nível de defeitos que podem ser aceitos em um lote de produção de luvas. Dentro deste conceito também estão atrelados diversos fatores como durabilidade/vida útil, desempenho, produtividade e custos.
Vários são os padrões internacionais que determinam o AQL que os fabricantes devem cumprir, conforme exposto na tabela** abaixo:

Vejamos algumas das Normas:
- ISO 2859: Procedimento de amostragem para inspeção de atributos (FURO);
- EN 374-1 (2016): Luvas que fornecem proteção contra produtos químicos.
Sub-Normas:
- EN374-2 (2014): Penetração/Vazamento apta para proteção contra fungos e bactérias e seguir com o teste de permeação /degradação;
- BS EN 16523-1:2015: Permeação;
- EN374-4: Degradação;
- EN374-5: Microrganismo e vírus (ISO 16604-2014).
Vale citar que, os fabricantes também podem definir seus próprios padrões, desde que sejam mais rigorosos que os padrões internacionais
AQL e o nível de desempenho:

Visando melhor qualidade, a Ansell possui diferentes padrões de AQL:
- Para luvas cirúrgicas: o AQL é de 0,65 (látex de borracha natural ou NRL) ou 1,0 (Sem látex), atendendo ou excedendo os padrões mundiais de 1,5;
- Para as luvas de procedimento, o AQL é de 1,5, atendendo ou superando os padrões mundiais de 1,5-2,5.
Diante do exposto acima, podemos compreender que, quanto menor o AQL, menor será a chance de encontrar um defeito no lote de luvas e consequentemente, maior será a qualidade do produto.

Mas como o AQL é testado?
É realizado um plano de amostragem no qual a quantidade de amostra a ser testada é definida de acordo com o tamanho do lote e o nível de inspeção é determinado por região, conforme refletido na Tabela exposta acima**. E através deste lote, o setor de qualidade enche as luvas com água e verifica se há vazamentos ou outros defeitos neste lote selecionado.
Como funciona o conceito e a aplicação do AQL?
- O padrão de AQL aceito pela indústria para luvas industriais equivale a 4,0; isto significa que a cada 1000 luvas, 40 podem conter furos;
- Um AQL de 1,5 é o mais comum em luvas de uso único. Nele, a cada 1000 luvas, 15 podem conter furos;
- Em um AQL 0,40, a cada 1000 luvas, somente 4 podem conter furos. Logo, este nível de AQL representa maior qualidade e consistência de barreira.
Mas, por que os furos são um problema e um AQL baixo é mais aconselhável?
Os furos estão correlacionados à qualidade, proteção, desempenho, improdutividade, vida útil e custos. Desta forma, as luvas com baixo AQL, possuem testes de acordo com normas mais rigorosas, as probabilidades de a luva apresentar furos é menor, os níveis de qualidade e consistência de barreira são superiores e os riscos de exposições nocivas são menores.

Assim, concluímos que as luvas de modo geral, são essenciais para proteger os trabalhadores e como tal, devem ser fabricados com níveis de qualidade elevados. E dentre os recursos de proteção mais críticos está a ausência de furos. Logo, o AQL é um dos indicadores mais diretos dos padrões de qualidade e processo.
Quer saber mais, clique aqui e entre em contato conosco.
E não perca nossa próxima publicação sobre “Atualização EN374 – Proteção e Riscos Químicos”.
