
Há 20 anos a Sterilex vem atuando no mercado nacional e destaca-se pelo seu foco em soluções de esterilização para as áreas industrial e hospitalar. E além de um time capacitado e especializado para atender cada segmento, a Cia busca estabelecer parcerias ainda mais consolidadas com fornecedores de renome e que, acima de tudo, compartilhem de seus valores, como a ética, a valorização de seus clientes e colaboradores, o melhoramento contínuo e a inovação.
Diante deste cenário, não é de se surpreender que a parceria mais antiga firmada desde os primórdios das atividades da Sterilex seja com multinacional com amplo know-how no desenvolvimento e produção de embalagens nas áreas alimentícia, produtos farmacêuticos, médicos, pessoais, dentre outros produtos – a Amcor-Bemis.
A Amcor teve o início da sua jornada em meados de 1860. Mas somente na década de 1970/80, a Cia realizou parcerias comerciais e aquisições estratégicas que ampliaram e diversificaram as atividades da empresa no segmento de embalagens.
Em 2010, a Companhia apresentou-se globalmente com sua nova marca, a fim de refletir o nascimento de uma ‘nova Amcor’. E finalmente, em 2019 a Amcor adquiriu a Bemis Company tornando-se uma líder global em embalagens e oferecendo ao mercado mais inovações aos consumidores e, o que é melhor, de forma cada vez mais sustentável para o meio ambiente.
Dentre o amplo portfólio da marca e considerando o foco da Sterilex em soluções de esterilização, vamos destacar aqui um importante monitor para os processos de esterilização – os indicadores biológicos.
Os Indicadores biológicos são considerados o método de monitoramento de esterilização mais seguro. Sua tecnologia consiste na utilização de um tubo, contendo os próprios esporos* impregnados em tiras de papel; separadamente em outro tubo (normalmente de vidro) um líquido contendo o caldo nutriente (que serve de “alimento para as bactérias”) e que, após o processo de esterilização, efetua-se o contato da tira com o meio de cultura e a incubação e se não houver o desenvolvimento dos esporos, conclui-se que o processo de esterilização foi eficaz.
Dentre as normas que regulamentam o monitoramento de esterilização podemos citar a RESOLUÇÃO – RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012, cujo estabelece os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços que realizam o processamento de produtos para a saúde visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.
E para os indicadores biológicos mais especificamente, os requisitos gerais estão estabelecidos na Norma NBRISO11138-1 de 07/2016.
Mas afinal, qual a importância dos indicadores biológicos neste processo?
A esterilização é o método mais eficaz para garantir a eliminação de diversos microrganismos, como: bactérias, esporos, vírus e etc, que podem ser os responsáveis por infecções, doenças e demais malefícios à saúde dos seres vivos.
Deste modo, a utilização de indicadores biológicos torna-se uma valiosa e imprescindível ferramenta para:
– Garantir o nível de esterilidade, minimizando ao máximo os erros de interpretação;
– Validar os ciclos de esterilização; e
– Monitorar estes ciclos.
Daí, a importância em garantir a confiabilidade da esterilização dos materiais, visto que um resultado falso-negativo pode gerar um sentimento de segurança indevida e um potencial risco ao paciente, pois não serão detectadas as falhas no equipamento de esterilização e; caso haja um resultado falso-positivo, isto pode gerar enormes danos operacionais e econômicos, uma vez que, os artigos serão reesterilizados sem necessidade.
Os Indicadores Biológicos “desafiam” os processos; sendo assim o indicador necessita apresentar uma população microbiana com resistência maior do que à população que está presente na biocarga. Vale ressaltar que a escolha de cada indicador, bem como dos parâmetros de esterilização estão atreladas com o tipo de embalagem a serem analisados. Vejamos alguns exemplos:
1) Esporos de Geobacillus stearothermophilus são altamente resistentes ao calor e são utilizados em indicadores para esterilização em 121°C em materiais de polipropileno.
2) Esporos de Bacillus atrophaeus são indicadores para esterilização entre 100°C a 110°C em materiais de Polietileno.
Em ambos os casos, uma vez tendo sido eliminados, todos os outros esporos e formas vegetativas também serão.
Abaixo, veja alguns dos indicadores que a Sterilex-Amcor disponibilizam:




Incubadora IC10/20FR: Fácil utilização e desenhada para detecção rápida, precisa e confiável de indicadores biológicos.
Precisa de mais informações ou outro tipos de monitores de esterilização? Clique aqui e entre em contato conosco.
* Alguns tipos de bactérias são capazes de se “enclausurarem”, formando o esporo, que consiste em uma estrutura extremamente desidratada e com múltiplas camadas, que o tornam resistentes ao calor, agentes químicos e físicos e radiação. Havendo um ambiente propício para desenvolvimento, a bactéria tende a ser “ativada” novamente e volta a se reproduzir.
