Informe Sterilex

Estamos de volta!

Em nosso último post, abordamos um pouco sobre uma de nossas soluções utilizadas no processo de esterilização – os indicadores biológicos – Perdeu este post? Confira-o clicando aqui.

Seguindo esta linha de soluções, vamos abordar aqui sobre outro item de extrema importância na área hospitalar – os marcadores instrumentais.

A RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012 dispõe sobre os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências e em um de seus capítulos, define que a unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde é denominada CME – Centro de Material e Esterilização, sendo classificadas da seguinte forma:

  • CME Classe I: realiza o processamento de produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação não complexa, passíveis de processamento.
  • CME Classe II: é aquele que realiza o processamento de produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação complexa e não complexa, passíveis de processamento.

O CME possui um importante papel no controle das infecções hospitalares, ainda que indiretamente, pois visa a prevenção de infecções.

A infecção de sítio cirúrgico é uma das principais complicações causadas em pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos e representa um desafio para os hospitais no controle e na prevenção. Por isto, o instrumental a ser utilizado no paciente deve ser processado adequadamente, evitando que este material torne-se uma fonte de contaminação e transmissão de microrganismos.1

Considerando esta necessidade, a Sterilex traz como solução os marcadores instrumentais da Cia Clinipak-Key Surgical.

Fundada em 1983 como Clinipak Ltd., a empresa surgiu para oferecer suporte ao CSSD (sigla em inglês de Departamento central de serviços estéreis) e em 2017 fundiu-se à Key Surgical,  líder global de suprimentos estéreis de processamento, centro cirúrgico e endoscopia, ampliando ainda mais seu portfólio.

Os Marcadores de instrumentais são indicados para utilização nos instrumentais cirúrgicos, a fim de identificá-los, facilitando a separação quando ocorrer a lavagem e o preparo das caixas, evitando assim perda de materiais. São fabricados em vinil e dispostos em tiras, sendo auto-adesivos. Devido sua alta durabilidade são amplamente usados de forma contínua. Aderem facilmente ao instrumental, permitindo a esterilização em autoclaves e suportando rigorosas lavagens com detergentes.

Indicações de aplicação:

  • Dobrar a folha na linha marcada e levantá-la até o final, deste modo, o marcador se desprenderá mais facilmente. Recomenda-se que a fita seja aplicada sobre a parte mais larga do instrumental e não onde possa interferir no desempenho do instrumental ou no seu manuseio. É ideal fixá-la no cabo do instrumental limpo e sem resíduos sem cortá-la, dando a volta nela mesma até o término, sem deixar sobras.

A fita mantém a sua cor por um período de 3 a 6 meses. A troca deste marcador é recomendada quando houver qualquer sinal de desprendimento ou desbotar (perder a sua cor original). Ela se desprenderá sem deixar resíduos, pois a parte auto-adesiva é fabricada com cola atóxica.

Vale ressaltar que o produto é isento de registro no MS segundo RDC 260.

Quer saber mais? Precisa de outro produto que não foi citado acima? Clique aqui e entre em contato conosco

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora