Informe Sterilex

Chegou à semana dele, o intitulado e famoso Indicador Biológico!
Este monitor é de grande valia para o processo, pois controla a não proliferação de microrganismos e confere o “OK final” para a conclusão do ciclo.”
E quando se pensa numa relação de parceria e prosperidade, a Sterilex e Amcor são sinônimo, suas histórias caminham juntas há 20 anos. O time cresceu, se fortaleceu e hoje agregando e compartilhando mais conhecimento, traz aqui pelos informes evidências e tecnologias, associado ao progresso de uma multinacional que presente no Brasil, está conectada aos seus clientes transmitindo credibilidade. E o controle máximo da esterilização (IB) também evoluiu e seus tempos de resposta progrediram, proporcionando maior segurança.

Confiança no processo, como atingi-la?
O Indicador Biológico é um sistema teste contendo micro-organismos viáveis provendo uma resistência definida ao processo especificado. Fornece uma mensuração direta da letalidade do processo de esterilização. (ANSI/AAMI ST79)
Todo ciclo e material tem sua própria autonomia ao definir como ser monitorado.

A RDC 15 de 15 de Março de 2012, estabelece:

  • Art. 98 – No monitoramento do processo de esterilização dos produtos para saúde implantáveis deve ser adicionado um indicador biológico, a cada carga.
    Parágrafo único. A carga só deve ser liberada para utilização após leitura negativa do indicador biológico.
  • Art. 99 – O monitoramento do processo de esterilização com indicador biológico deve ser feito diariamente, em pacote desafio disponível comercialmente ou construído pelo CME ou pela empresa processadora, que deve ser posicionado no ponto de maior desafio ao processo de esterilização, definido durante os estudos térmicos na qualificação de desempenho do equipamento de esterilização.
    Pacote Teste Desafio (PCD): é um dispositivo usado para avaliar o desempenho eficaz de um ciclo oferecendo um desafio para o processo que é igual ou maior do que o item mais difícil rotineiramente a ser esterilizado. (ANSI/AAMI ST79:2010)
PACOTE TESTE DESAFIO, INDICADOR BIOLÓGICO LEITURA RÁPIDA 3H
fonte: terragene.com.ar
PACOTE TESTE DESAFIO, INDICADOR BIOLÓGICO LEITURA SUPER RÁPIDA 1H
fonte: terragene.com.ar

A ABNT NBR ISO 11138 estabelece os requisitos gerais para produção, rotulagem, métodos de ensaio e características de desempenho dos indicadores biológicos, incluindo carreadores inoculados e suspensões, e os seus componentes, a serem utilizados na validação e na monitorização de rotina dos processos de esterilização.

Os processos mais habituais nas instituições hospitalares, a serem monitorados, são 2:

  • À vapor: tempo, temperatura e umidade – mecanismo de inativação por termocoagulação (ABNT NBR ISO 11 138 – 3)
INDICADOR BIOLÓGICO PARA VAPOR, LEITURA RÁPIDA 3H
fonte: terragene.com.ar
INDICADOR BIOLÓGICO PARA VAPOR, LEITURA SUPER RÁPIDA 1H
fonte: terragene.com.ar
INDICADOR BIOLÓGICO PARA VAPOR, LEITURA ULTRA RÁPIDA 20 MINUTOS
fonte: terragene.com.ar
  • À peróxido de hidrogênio: tempo, temperatura e concentração do H2O2 – quebra ou “desemparelhamento” do DNA (ISO 11 138 – 6)
INDICADOR BIOLÓGICO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO, LEITURA RÁPIDA 2H
fonte: terragene.com.ar

Após a exposição dos indicadores biológicos na autoclave é necessário realizar sua leitura, conforme critério de tempo de resposta final definido pela gestão da central de esterilização de material, realizado por método te fluorescência em incubadora.

INCUBADORA IC10/20FR, LEITURA INDICADOR BIOLÓGICO À VAPOR E PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
fonte: terragene.com.ar

Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato conosco.

Por Aline Ribeiro
Especialista de Produtos, MBA Gestão em Saúde, Mestrado em Gestão de Serviços em curso, graduação em Fisioterapia.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora