
Em nosso último post, falamos sobre os diferentes tipos de vestimentas de proteção. Se perdeu, clique aqui e confira.
E com o intuito de dar continuidade ao Equipamento de Proteção Individual (EPI), falaremos aqui sobre uma recente parceria que a Sterilex firmou com a Cia Univet, com o propósito de ampliar seu portfólio de soluções.
Fundada em 1997 em uma província chamada Bréscia, no Norte da Itália, a empresa engajou-se no segmento de produtos específicos para proteção visual. Nos primeiros três anos de vida foram estabelecidos os dois primeiros ramos: Segurança e Laser. Entretanto, somente a partir de 2002 e devido às necessidades significativamente diferentes da área industrial, foi criada uma linha para proteção ocular na área médica. Deste modo, muito do que foi investido no “setor da moda” foi destinado ao que viria tornar-se o principal negócio da Univet, o segmento de EPI.
A empresa sempre acreditou e investiu fortemente em pesquisa e desenvolvimento, mas foi somente a partir deste novo segmento que surgiu a necessidade de criar um laboratório inovador com recursos dedicados e especializados; surgindo então o Arlab. Neste laboratório e através de maquinários dedicados, projetados especificamente para necessidades exclusivas, são realizados o controle de qualidade e os testes exigidos pelos inúmeros padrões internacionais. Além disto, o Laboratório também desenvolve dispositivos, materiais, tecnologias, tratamentos, produtos inovadores, alguns dos quais são patenteados.
E justamente pela especialização constante, a Univet é uma empresa vertical e integrada, o que lhe garante flexibilidade, personalização e diversificação de sua produção em diversos setores; tanto que, é detentora de alguns prêmios reconhecidos mundialmente, como por exemplo:
- A conquista do best Pratice Technology Leadership in the Eye Protection Industry Award em 2014, concedido pela Frost & Sulivan Association, pela excelência e tecnologia de ponta aplicada ao desenvolvimento de seus produtos;
- Red Dot Award 2015, no segmento de EPI e na categoria “Industrial e Design”;
- Em 2016, angariou o segundo Red Dot Award com uma lupa cirúrgica modelo “ONE”, em uma categoria diferente e muito mais competitiva: “Life Science and Medicine”;
- Em 2017, garantiu o terceiro Red Dot Award com os óculos inteligentes UNIVET 5.0 com realidade aumentada incorporando a tecnologia holográfica da Sony;
- Outro importante prêmio foi o iF Design Award 2017 com o modelo “ONE”, símbolo internacional de excelência em design;
- Recebeu ainda mais dois prêmios “German Design Award”: o primeiro a “Mensão Especial” para Lupa “ONE” na categoria “Medicina, Reabilitação e Saúde”, já o segundo o – “Winner” – na categoria industrial, com ampla visão com protetor (6×3). Para este último, há também o prêmio atribuído pela revista americana “Occupational Health and Safety” como produto inovador de 2017.
Essa trajetória de sucesso, segundo a Cia só é possível, pois cada modelo de óculos desenvolvido, cada objetivo alcançado, cada novo mercado, são frutos do empenho e paixão de todos os colaboradores que trabalham na Univet; pois a criação de novos produtos é um desafio para todos e uma oportunidade de melhorar e construir juntos o futuro.
Como já mencionamos em outras publicações, um dos principais valores da Sterilex é trazer ao mercado a mais alta tecnologia em excelência de serviços e produtos altamente específicos. Por isto, quando acrescenta uma nova linha em seu portfólio, prioriza entregar um produto que entregue ao cliente, não só um preço justo e acessível, mas também uma solução inovadora, com qualidade e que supere as expectativas.
Mas por que o uso dos óculos de proteção faz-se tão importante?
Normativamente, a NR6 preconiza quanto a todos os requisitos sobre o EPI. Inclusive, dentre eles, menciona quanto às responsabilidades do empregador, empregado e ainda dos fabricantes de EPIs, seja nacional ou importado, visando a proteção de riscos suscetíveis à segurança e a saúde do trabalhador.
Em 2019 e segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), no Brasil são registrados todos os anos, mais de 150 mil casos de acidentes oculares relacionados ao trabalho. De acordo com o oftalmologista Renato Neves, as lesões e traumas são comuns, decorrentes de fagulhas, perfurações por objetos pontiagudos, respingos de produtos químicos e faíscas, entre outros agentes de risco presentes em diferentes ramos de atividade.
Deste modo, dada a importância do uso de óculos de segurança e adequando-a à cada atividade exercida, somada às medidas de proteção coletivas, como iluminação e sistemas de ventilação apropriados, é possível evitar as ocorrências graves, que muitas vezes podem ser irreversíveis.
Considerando as mais variadas demandas do mercado, a Sterilex em conjunto com a Univet dispõe de uma linha de óculos de proteção para aplicações especificas, como nos ambientes controlados, a fim de minimizar a contaminação e auxiliar no controle/operação nestes ambientes. Isto porque, a tecnologia utilizada permite que esses dispositivos resistam a vários ciclos de esterilização, de acordo com as técnicas usuais de vapor ou raios γ ou β. O design ainda permite o uso prolongado com conforto ao usuário, respirabilidade máxima, um amplo campo de visão e se necessário, sobreposição com os óculos mais comuns.
Confira a seguir alguns dos modelos da linha:
MODELOS 611

611.S1.00.01 – Ventilação indireta
Para garantir a circulação do ar dentro da máscara e evitar a condensação na lente é disponibilizada a versão com ventilação indireta, constituída de aberturas protegidas por uma singular solução técnica que garante a proteção contra gotas e respingos de líquidos.

611.S0.00.01 – Ventilação direta
Projetado para proteger contra impactos e raios UV. Pode ser usado para uso prolongado, pois não cria distorções e fadiga visual.
Sem distorção de cores. Variante UV400 para maior proteção UV.Variante espelho (FM) para proteção contra brilho.

CLIP PARA LENTES DE GRAU
A Univet segue uma demanda de mercado específica oferecendo soluções para os que usam lentes de grau.
O modelo 611 possui um acessório opcional para lentes de grau (clip Rx) para acomodar lentes de acordo com a prescrição médica do usuário.
A geometria do modelo 611 pode também alojar confortavelmente óculos de prescrição comuns (sobreposição).

TECNOLOGIAS INOVADORAS
Os tratamentos normais aplicados às lentes evitam arranhões e embaçamento, aumentando o desempenho protetor, mas não são capazes de suportar as condições extremas que correm nos processos de esterilização a vapor.
O tratamento especial Univet Anti-Fog121 é um filme depositado tanto dentro como fora da lente, capaz de proteger a lente de embaçamento e arranhões de acordo com os parâmetros exigidos pelo padrão EN166 (marcas K e N) com mais de 10 ciclos de esterilização a vapor.

ELÁSTICO “QUICK&SMOOTH”
A nova banda elástica garante máxima estabilidade, graças a uma especial textura de superfície e o uso de silicone antiestático diferenciado, para proporcionar maior elasticidade e ótimo conforto.
O design foi estudado para permitir um ajuste rápido do comprimento de modo a agilizar as operações de preparação para entrar na sala limpa.
A segura acomodação da banda ao crânio evita o uso de componentes adicionais que podem cair na área de trabalho, contaminando-o.
LENTE DE POLICARBONATO

CICLOS DE ESTERILIZAÇÃO

Máscara com lentes de policarbonato reutilizáveis até 40 ciclos de 30 minutos em autoclave com vapor a 121° C.

O tratamento AF121 (tratamento com antirrisco e antiembaçante) aplicado às lentes previne arranhões e embaçamento, suportando até 10 ciclos de 30 minutos em autoclave com vapor a 121° C.
Após 10 ciclos o tratamento antiembaçante começa a perder o seu efeito.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
- Disponível com lente de policarbonato ou com tratamento Anti-Fog121 (antiembaçante e antirrisco)
- Disponível com ventilação indireta
- Banda elástica de silicone com sistema “Quick & Smooth”
- Clip de inserção para lentes de grau (clipe Rx)
TECNOLOGIAS VALIDADAS
611 Lente POLICARBONATO
Esterilizável em autoclave



Para saber sobre esta linha e muito mais, clique aqui e entre em contato conosco.
Por Adrielle Brandão
Técnica em Química; Farmacêutica e atualmente cursando Pós-Graduação em Gestão Industrial Farmacêutica.
