Informe Sterilex

Setor em comum a toda unidade hospitalar e com seu surgimento na década de 40 no Brasil, a central de material de esterilização é a responsável pelo monitoramento seguro de todo processo de descontaminação de insumos críticos. Sua importância associada a atuação dos órgãos regulamentadores e ao avanço tecnológico, propicia ao controle maior agilidade e confiança.

A padronização de normas e rotinas técnicas na validação dos processamentos dos materiais é essencial no controle de infecção. É de extrema importância a atuação dos órgãos de fiscalizações para o controle e avaliação das normas e processos de trabalho.

Os Indicadores Biológicos, produtos desenvolvidos para fazer parte dos procedimentos de boas práticas exigidos e protocolados pela ANVISA, são de utilização necessária para o controle da esterilização.

  • Art. 98 No monitoramento do processo de esterilização dos produtos para saúde implantáveis deve ser adicionado um indicador biológico, a cada carga;
  • Art. 99 – O monitoramento do processo de esterilização com indicador biológico deve ser feito diariamente, em pacote desafio disponível comercialmente ou construído pelo CME ou pela empresa processadora, que deve ser posicionado no ponto de maior desafio ao processo de esterilização, definido durante os estudos térmicos na qualificação de desempenho do equipamento de esterilização.

A norma ANSI/AAMI ST79 defini Indicador Biológico como um sistema teste contendo micro-organismos viáveis provendo uma resistência definida ao processo especificado. Fornece uma mensuração direta da letalidade do processo de esterilização.

Unindo fidelidade ao processo e necessidade de rapidez no resultado final do controle biológico, o progresso tecnológico apresenta antecipação na leitura final, acreditando todo ciclo de esterilidade.

INDICADOR BIOLÓGICO PARA VAPOR, LEITURA ULTRA RÁPIDA 20 MINUTOS – BT224

  • Uso previsto: controle de processos de esterilização a Vapor à vácuo ou por gravidade a 132-135ºC;
  • Legislação aplicável: ISO 11138-1:2006 e ISO 11138-3:2006;
  • ≥ 106 esporos de Geobacillus stearothermophilus ATCC 7953 por frasco;
  • Leitura final de fluorescência é realizada após 20 minutos de incubação a 60 ºC.

DISPOSITIVO DE DESAFIO DE PROCESSO PARA ESTERILIZAÇÃO À VAPOR, INDICADOR BIOLÓGICO PARA VAPOR, LEITURA ULTRA RÁPIDA 20 MINUTOS – KPCD224-C

Vamos acelerar o resultado final da leitura do seu biológico?! A Sterilex pode te ajudar! Clique aqui e entre contato conosco!

Por Aline Ribeiro
Especialista de Produtos, MBA Gestão em Saúde, Mestrado em Gestão de Serviços em curso, graduação em Fisioterapia.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora